
O joelho de Claire (Le genou de Claire, França, 1970) é, talvez, o filme mais polêmico da antológica série Seis Contos Morais, de Eric Rohmer. Jerôme e Aurora, dois amigos de meia-idade, perto dos 40 anos, se reencontram às margens do belo Lago de Annecy. A adolescente Laura se apaixona por Jerôme e Aurora tenta convencer o amigo a se entregar à experiência (ela é escritora e assim teria inspiração para uma história). No entanto, Jerôme começa um jogo de sedução em torno da também adolescente Claire, após ficar completamente fascinado pela visão de seu joelho.
Os debates a respeito de sedução e infidelidade entre Jerôme e Aurora ditam os rumos da narrativa. “Por que me prenderia a uma mulher se outras ainda me enteressassem?”. Diz Jérôme, revelando seu estilo de vida, mesmo estando prestes a se casar com a filha de um embaixador. No entanto, é a sedutora presença de Claire quem domina a película. O fetiche de Jérôme em torno de seus joelhos é simbólico, apresenta um desejo arrebatador e proibido.
“Muito além de se concentrar exclusivamente nas angústias de Jérôme e em seus métodos divertidamente arrogantes para se justificar, Rohmer constrói uma história complexa e ambígua comparando a expressividade floreada da linguagem à realidade do sentimento interior. Quando Jérôme consegue por a mão no joelho de Claire, há uma imensa liberação da tensão sexual reprimida, embora a plateia possa escolher se aceita ou não sua desventura docemente perversa.
Elenco: Jan Claude Brialy (Jérôme), Aurora Cornu (Aurora), Béatrice Romand (Laura), Laurence de Monaghan (Claire). Michèle Montel (Madame Walter).
Tudo sobre cinema. Philip Kemp (editor geral). Rio de Janeiro: Sextante, 2011
Deixe um comentário