A simplicidade do diretor

Os trechos a seguir são extraídos do ótimo livro de David Bordwell: Figuras traçadas na luz. Tratam, basicamente, das escolhas dos diretores no set de filmagem e como aparentam ser simples, no final das contas, pois partem de experiências, estilos e intuições. 

Não se deve pensar que os diretores sempre ponderam longamente antes de fazer escolhas. Na verdade, os diretores competentes, pelos menos os do cinema de massas, assimilaram tão integralmente as normas e os esquemas, entendem tão rapidamente as questões, que todo o processo decisório é bem intuitivo. Um psicólogo talvez diga que eles “memorizaram” seu trabalho, assim como adultos memorizam a habilidade de dirigir um carro. O diretor vai fazendo quase sem pensar. Como disse Howard Hawks: “Você sabe de que lado os homens vão entrar, e aí você experimenta e vê onde vai colocar o Wayne, em que mesa. Então, você vê onde a garota vai sentar, e em poucos minutos tem tudo esquematizado, e é perfeitamente simples, do meu ponto de vista.” Mesmo diretores que tentam se destacar como inovadores não precisam arquitetar um projeto muito bem elaborado.

“É o que você chama de estilo somente a posteriori”, diz Ethan Coen, que produz e divide os créditos de roteiro com seu irmão. “Na hora de realmente fazer cinema, a única coisa que se tem são escolhas individuais…”

“Sobre a melhor maneira de contar uma história, cena por cena”, fala Joel, terminando a sentença do irmão, como sempre: “Você faz escolhas específicas que pensa serem convenientes ou impressionantes ou interessantes para aquela cena determinada. Aí, no fim do dia, junta tudo e outras pessoas vêem; se há alguma consistência naquilo tudo, elas dizem: “Bom, é o estilo deles.”

Referência: Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. David Bordwell. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 328.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s